Navalny esteve em Tomsk no final de agosto para divulgar uma investigação sobre a corrupção das elites locais.
Corpo do artigo
Dois candidatos da oposição russa ligados ao dirigente Alexei Navalny foram eleitos para a assembleia municipal de Tomsk, na Sibéria, cidade onde o líder da oposição terá sido envenenado.
Os resultados preliminares publicados esta segunda-feira no portal da comissão eleitoral regional indicam que Andrei Fateev e Ksenia Fadeeva foram os mais votados nas circunscrições que representam tendo alcançado lugares no parlamento local.
12549798
Mesmo assim, o partido que apoia o Kremlin (Rússia Unida) mantém-se no poder na cidade siberiana com 500 mil habitantes, de acordo com os últimos resultados, obtendo 24,46% dos votos, mas perdeu apoiantes em relação à votação de 2015, altura em que obteve 52,27% dos votos.
Navalny esteve em Tomsk no final de agosto para divulgar uma investigação sobre a corrupção das elites locais e apoiar os candidatos da oposição às eleições locais do passado domingo.
Após a visita à cidade, quando se encontrava a bordo do avião na viagem de regresso a Moscovo, começou a sentir-se mal, tendo o aparelho efetuado uma aterragem de emergência em Omsk, na Sibéria.
12592066
Após pressões de Berlim junto dos médicos russos, Alexei Navalny foi transferido para a Alemanha, onde os especialistas concluíram que tinha sido envenenado com um agente nervoso do tipo Novichok, uma substância que começou a ser desenvolvida pelos militares da ex-União Soviética.
"Penso que todos vão perceber que se trata de uma questão de princípio conseguir um bom resultado em Tomsk, depois de tudo o que aconteceu", disse a candidata Ksenia Fadeeva, através de uma mensagem difundida na rede social Twitter.