A frase é do presidente da Turquia, que diz que a economia do país está a ser alvo de um ataque terrorista.
Corpo do artigo
O Presidente da Turquia, Recep Erdogan, considerou hoje que "não há diferença, no que respeita aos objetivos, entre um terrorista com uma arma e uma bomba na mão, e um terrorista que tem dólares, euros e taxas de juro".
Recep Tayyip Erdogan disse que a economia da Turquia está debaixo de um ataque terrorista semelhante à onda de violentos ataques que assolou o país nos últimos meses.
No ano passado, o país foi atacado mais de 30 vezes em iniciativas atribuídas a militares do grupo 'jihadista' Estado Islâmico e curdos. A insegurança, juntamente com a instabilidade política que teve o seu apogeu em junho, quando houve uma tentativa de golpe de Estado falhado, fez a economia afundar e a moeda turca é agora uma das mais desvalorizadas a nível mundial, tendo batido o recorde negativo contra o dólar esta semana.
Uma das iniciativas levadas a cabo pelos turcos para tentarem reabilitar a economia e trazer mais investimento externo foi anunciada hoje, e passa por oferecer a naturalidade turca a investidores que coloquem mais de 1 milhão de dólares no país.
De acordo com a agência France-Presse, a edição de hoje do jornal oficial do país explica que os investidores estrangeiros que invistam 2 milhões de dólares no país, ou que comprem um imóvel por pelo menos 1 milhão, e não o vendam nos três anos seguintes, ganham a nacionalidade turca se quiserem.
De acordo com a previsão de outubro do Fundo Monetário Internacional, a Turquia registou um crescimento económico de 3% no ano passado e deverá acelerar ligeiramente para 3,3% este ano.