Quem sucede a Rajoy à frente do PP? Estas duas mulheres são as principais candidatas
María Dolores de Cospedal e Soraya Sáenz de Santamaría anunciaram hoje a intenção de liderar o partido, 24 horas antes do final do prazo de candidatura.
Corpo do artigo
A ex-vice-presidente do anterior Governo espanhol Soraya Sáenz de Santamaría e a ex-ministra da Defesa María Dolores de Cospedal são as principais candidatas a suceder a Mariano Rajoy na presidência do Partido Popular.
O outro candidato considerado com mais possibilidade de liderar o PP (Partido Popular), o atual presidente da Comunidade Autónoma da Galiza, Alberto Núñez Feijoó, desistiu na segunda-feira de se apresentar.
Até ao momento, apresentaram também a sua candidatura o vice-secretário do PP, Pablo Casado; o ex-ministro, José Manuel García Margallo; o deputado José Ramón García Hernández; e o ex-líder da juventude do PP (Novas Gerações), José Luis Bayo.
Os militantes do PP vão escolher a 5 de julho, em eleições internas, o seu novo presidente e o partido realiza a 20 e 21 de julho um congresso extraordinário para eleger a nova direção e confirmar o sucessor do seu líder.
Mariano Rajoy sublinhou na semana passada que não tem "sucessores nem delfins", nem pensa apontar ninguém que o substitua, para não cometer uma "enorme injustiça". "Não quero nem devo designar um sucessor, nem devo tomar mais decisões sobre o futuro do PP", disse.
O ex-primeiro-ministro espanhol foi afastado do poder na sequência da aprovação de uma moção de censura apresentada pelo Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), a 1 de junho.