Um desejo manifestado este domingo, pouco depois de Vladimir Putin ter dito que o Egito está a caminho de uma guerra civil como a que se vive na Síria.
Corpo do artigo
O presidente da Comissão Europeia apelou hoje às autoridades interinas no Egito para que desenvolvam todos os esforços para restabelecer a ordem constitucional no Egito, depois da destituição do chefe de estado Mohamed Morsi pelo exército.
«A lógica da democracia é a inclusão e não a exclusão. É para adicionar e não para diminuir... É essa a cultura democrática. Na nossa opinião foi essa polarização extrema que vimos no Egito. É essa polarização que explica a intervenção do exército e esperamos que agora as novas autoridades possam fazer tudo para restabelecer a ordem constitucional no respeito dos princípios do estado de direito e da democracia», disse Durão Barroso.
A TSF ouviu esta tarde Álvaro Vasconcelos, especialista em assuntos de política internacional e que é actualmente director de uma organização com sede em Paris e que se dedica precisamente ao estudo das questões árabes.
Álvaro Vasconcelos considera improvável que o Egipto possa cair numa guerra civil, como teme o presidente russo Vladimir Putin, apesar de reconhecer a gravidade da situação.