O presidente da Comissão Europeia garantiu, esta sexta-feira, em Bruxelas que o seu executivo continuará a apoiar a Grécia, defendendo que aqueles que pensam que a melhor solução é um incumprimento do país «não sabem do que falam».
Corpo do artigo
«Penso que todos os que falam de 'default' da Grécia não sabem do que falam, porque efectivamente seria muito difícil, não só para o país, em primeiro lugar, mas também para a zona euro no seu conjunto», disse Durão Barroso, à saída de uma reunião com o novo primeiro-ministro belga, Elio Di Rupo.
O presidente da Comissão disse que é por essa razão que a Comissão vai continuar a dar o seu melhor «para garantir as condições de sustentabilidade para a Grécia na zona euro», na condição, «obviamente» de que o país também colabore.
«Nós pensamos que se os nossos amigos gregos fizerem a sua parte do trabalho, nós devemos apoiá-los, porque seria muito difícil, não só para a Grécia, mas para a zona euro, se houvesse um problema de maior gravidade, um problema de incumprimento da Grécia. Essa é a nossa linha, e a Comissão vai manter essa linha sem qualquer ambiguidade», afirmou.
Relativamente às negociações que decorrem entre Atenas e os seus credores privados com vista a uma reestruturação da dívida pública grega, Durão Barroso disse que as mais recentes informações que lhe chegaram, esta manhã, foram no sentido de que «os trabalhos prosseguem bem» e disse acreditar que será encontrada »uma solução num prazo razoável».