O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, sugeriu hoje uma reunião dos ministros dos Transportes da União Europeia para tratar das consequências da nuvem de cinzas.
Corpo do artigo
O presidente da Comissão Europeia sugeriu hoje uma reunião dos ministros dos Transportes da União Europeia para tratar das consequências da nuvem de cinzas proveniente da Islândia que está a paralisar os transportes aéreos na Europa.
«A nuvem de cinzas vulcânicas criou uma situação sem precedentes», disse Durão Barroso numa declaração escrita.
O presidente do executivo comunitário acrescentou que pediu ao comissário dos Transportes Siim Kallas para «coordenar a resposta da Comissão e avaliar plenamente o impacto da situação criada pela nuvem de cinzas vulcânicas na economia e da indústria de viagens aéreas, em particular».
O presidente do executivo comunitário pretende que Siim Kallas «colabore estreitamente» com a Presidência Espanhola da UE e «ponderem» quanto à possibilidade de uma reunião extraordinária dos ministros dos Transportes dos 27 ou uma vídeo-conferência entre estes responsáveis.
Durão Barroso pediu também a Kallas para coordenar um grupo que inclui ainda Joaquin Almunia (comissário da Concorrência e Auxílios Estatais) e OliRehn (Assuntos Económicos e Monetários) e que irá «avaliar o impacto da situação criada pela nuvem de cinzas vulcânicas na indústria de transporte aéreo e na economia em geral».
A maioria dos países da UE foi obrigada a fechar o seu espaço aéreo devido à passagem de uma nuvem de cinzas causada pela erupção de um vulcão na Islândia, e apenas os do sul da União ainda permitem o voo de aeronaves.