"É cansativo, mas saímos mais fortes." Milhares de jovens peregrinos em Roma para vigília com o Papa Leão XIV
Em declarações à TSF, António Carvalho Martins, de 25 anos, que está no Jubileu da Juventude, em Roma, descreve "a grande alegria" que se vive por estes dias na capital italiana
Corpo do artigo
O Papa Leão XIV lidera a vigília esta noite, em Roma, que marca o ponto alto do Jubileu da Juventude. Durante toda a semana, a peregrinação, que acontece uma vez em cada 25 anos, juntou milhares de jovens que encheram as ruas da capital italiana. Entre os peregrinos, há muitos jovens portugueses. É o caso de António Carvalho Martins, de 25 anos, que tirou a semana de férias para ir ao Jubileu. Já viu o Papa e, em declarações à TSF, diz esperar uma alegria renovada esta noite.
"Eu espero uma grande alegria e ver a nossa estrela e qualquer surpresa que possa acontecer, como aconteceu no primeiro dia. Foi uma grande surpresa, logo a seguir à missa de abertura, de repente, aparece o Papa, é espetacular. Foi inacreditável, é tão bom ver os nossos amigos todos para o mesmo, com um grande sorriso na cara só para ver o Santo Padre da nossa Igreja", explica à TSF António Carvalho Martins.
Durante a semana, António e os amigos da paróquia de Cascais passearam em Roma e visitaram igrejas e museus, no Vaticano. É uma peregrinação "cansativa", confessa o jovem, sublinhando, ainda assim, que a fé sai reforçada.
"Dormimos umas cinco horas por dia, andamos 20 mil a 30 mil passos por dia com uma mochila às costas, mas, fora isso, há sempre energia para estar aqui a peregrinar. É cansativo, mas todos os dias acontecem milagres aqui e todos os dias saímos mais fortes", acrescenta.
É a primeira vez que António Carvalho Martins participa num encontro de jovens católicos. Depois do Jubileu da Juventude, em Roma, já admite ir à Coreia do Sul, daqui a dois anos, para a Jornada Mundial da Juventude. Na vigília desta noite, com o Papa Leão XIV, são esperados até um milhão de jovens de todo o mundo.