"É o meio de comunicação mais fiável da Europa." Metsola assinala o Dia Mundial da Rádio

Créditos: Olivier Hoslet/EPA
A presidente do Parlamento Europeu não deixou passar o dia que celebra a rádio e destaca o papel que este meio tem na vida das pessoas. "Numa época em que é cada vez mais difícil saber em que fontes podemos confiar, as pessoas sabem que podemos sempre recorrer à rádio para obter informações claras e fidedignas"
A presidente do Parlamento Europeu assinala o Dia Mundial da Rádio com uma mensagem especial, em que destaca a credibilidade e o papel que este meio tem nas nossas vidas. O Dia Mundial da Rádio foi criado há 80 anos para assinalar a acessibilidade da antena.
Roberta Metsola começa por dizer que a rádio faz parte do seu dia a dia, logo de manhã. "Começo o meu dia com a rádio. Na maioria das manhãs, é a primeira voz que ouço. Antes dos e-mails, antes das manchetes e de tudo acelerar. E sei que não sou a única."
"Numa época em que é cada vez mais difícil saber em que fontes podemos confiar, as pessoas sabem que podemos sempre recorrer à rádio para obter informações claras e fidedignas. Aliás, um estudo recente mostra que a rádio é o meio de comunicação mais fiável da Europa", destaca. "Por isso, no Dia Mundial da Rádio, esta confiança merece ser reconhecida e celebrada."
Numa referência à canção de 1981 "Video Killed the Radio Star" ("O Vídeo Matou a Estrela da Rádio") da banda britânica The Buggles, Roberta Metsola termina a dizer que a rádio prevalece e que deve ser preservada.
"A rádio é algo com que todos nos devemos importar e cuidar, não por nostalgia, mas porque desempenha um papel real na vida das pessoas. Se queremos que a próxima geração cresça com o mesmo sentido de confiança e ligação, precisamos de garantir que a rádio continua a ter lugar. Porque, como sabemos, o vídeo não matou a estrela da rádio."
Há 80 anos, a Organização Mundial das Nações Unidas criou o Dia Mundial da Rádio. O dia 13 de fevereiro foi escolhido para assinalar a criação da Rádio ONU. A data celebra o facto da rádio ser um meio popular e acessível, uma vez que o custo do aparelho é baixo, capaz de levar informação às áreas mais remotas e também às pessoas que não sabem ler ou que não conseguem ver.
