Um relatório divulgado esta madrugada revela que seja qual for o desfecho das negociações do Brexit, a economia britânica vai sair sempre a perder.
Corpo do artigo
O documento era para ser secreto mas acabou nas primeiras páginas dos jornais.
O site BuzzFeed News teve acesso ao rascunho de um relatório encomendado pelo ministério para o Brexit e para o qual contribuíram vários ministérios do Governo de Theresa May, mas as conclusões não foram as esperadas e, por isso, o documento foi mantido em segredo.
Diz o relatório que, seja qual for o resultado das negociações com Bruxelas, a economia britânica perderá sempre. Se não houver acordo, o tombo será de 8% nos próximos 15 anos, e mesmo conseguindo permanecer no mercado único, a economia britânica cairá 2% durante o mesmo período.
O mesmo documento revela ainda que nem novos acordos comerciais que o Reino Unido viesse a estabelecer com países como os Estados Unidos ou a China chegariam para salvar a "honra do convento", já que apenas conseguiriam cobrir 10% das perdas.
O rascunho do relatório divulgado esta madrugada deveria ser apresentado ao conselho de ministros esta semana, já no seu formato final.
O governo britânico não comenta as conclusões do relatório mas os dados hoje conhecidos vieram aumentar ainda mais a pressão sobre Theresa May, cujo Governo se apresenta cada vez mais dividido entre os que são pró e contra a União Europeia.
As conclusões deste relatório foram também conhecidas no mesmo dia em que o jornal The Times dá conta de que alguns dos principais doadores do partido conservador querem que Theresa May se demita assim que houver um rascunho do acordo, em meados de outubro.