Edward Snowden, o ex-consultor informático que divulgou programas de escutas da Agência Nacional de Segurança (NSA) norte-americana, foi contratado para gerir uma das principais páginas internet da Rússia, anunciou o seu advogado.
Corpo do artigo
«Edward Snowden vai começar a trabalhar numa grande empresa russa na sexta-feira, 01 de novembro. O seu trabalho é manter e desenvolver um grande 'site' russo», disse Anatoly Kucherena à agência russa Interfax.
O advogado recusou indicar o nome da empresa, citando razões de segurança.
A 01 de agosto, dia em que Snowden obteve asilo na Rússia, Pavel Durov, fundador da rede social russa VKontakte, a segunda maior na Europa depois do Facebook, ofereceu-lhe trabalho numa mensagem divulgada 'online'.
A agência Ria-Novosti questionou o assessor de imprensa do VKontakte, Georgy Lobushkin, acerca do novo trabalho de Snowden, mas este recusou fazer qualquer comentário.
Duas outras grandes empresas de internet russas, o grupo Mail.Ru e a Yandex, disseram àquela agência que não contrataram Snowden.
Edward Snowden vive na Rússia em local não divulgado desde que recebeu asilo. O advogado afirmou, recentemente, que o ex-consultor informático está a ficar sem dinheiro.
O ex-consultor chegou a Moscovo a 23 de junho, proveniente de Hong Kong.