Egipto propõe conferência internacional para procurar solução política para Darfur
O Egipto propõe a realização de uma conferência internacional para encontrar solução política para o Darfur, declarou este domingo o ministro dos Negócios Estrangeiros egípcio, Ahmed Abul Gheit.
Corpo do artigo
O presidente sudanês, Omar el-Béchir, é acusado de genocídio nesta região em guerra e o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandato de captura para poder julgá-lo.
O Egipto apresentou a proposta aos chefes de diplomacia da Liga Árabe reunidos sábado de urgência no Cairo a pedido do Sudão, afirmou Abul Gheit, citado pela agência oficial egípcia Mena, precisando que foi aprovada pelos ministros.
Esta conferência deverá ser realizada «em coordenação com as Nações Unidas, países-membros permanentes do Conselho de Segurança, países influentes na cena africana e os que participaram na reunião de Addis Abeba em Outubro», na qual Cartum aceitou o princípio de uma força ONU-União Africana para o Darfur, acrescentou Gheit.
O secretário-geral da Liga Árabe, Amr Moussa, é esperado hoje à tarde no Sudão para apresentar um plano de acção ao presidente Omar el-Béchir, ameaçado de julgamento pelo Tribunal Penal Internacional (CPI) por genocídio no Darfour.