Os franceses são novamente chamados às urnas este domingo, uma semana depois da primeira volta ter ficado marcada por uma forte participação e a vitória da extrema-direita, à frente do bloco de esquerda e do partido de Macron.
Corpo do artigo
A segunda volta das eleições em França decorre este domingo em 501 círculos eleitorais. Os eleitores voltam a ser chamados às urnas, uma semana depois da União Nacional ter vencido com 33,2%, à frente da Nova Frente Popular com 28,1% e do partido de Macron com 21%.
Na semana passada, 76 candidatos foram eleitos. Nos 501 círculos eleitorais onde decorre o escrutínio, 224 candidatos desistiram, reduzindo o número de triangulares, isto é, a passagem de três candidatos à segunda volta, para 89 em vez das 306 previstas. Este domingo, há dois círculos eleitorais, onde concorrem quatro candidatos e um círculo eleitoral na Guiana Francesa, onde concorre apenas um candidato.
Em Boissy-Saint-Léger, na região parisiense, os eleitores começaram a votar desde as 08h00 na sala de festas da câmara municipal transformada em assembleia de voto. Quem já votou esta manhã conta à TSF que quer ficar mais descansado para o resto do dia, outros votam para depois irem embora de férias. Brigitte admite que nem sempre participa em todos os atos eleitorais, nomeadamente nas últimas eleições europeias, mas este domingo veio votar.
"Voto hoje porque é um escrutínio extremamente importante. Esta eleição é particular, diria até histórica. Não sabemos qual vai ser o resultado e não sabem o que pode acontecer amanhã. É lógico que nos devemos interessar pelo nosso país", explica.
O Ministério do Interior confirmou a emissão de 3,2 milhões de procuradores. Em Boissy-Saint-Léger, as autoridades validaram 380 procurações, um valor próximo das procurações emitidas na semana passada.
As assembleias de voto encerram às 20h00 na região parisiense, às 18h00 no resto do país.
Este domingo o Governo mobilizou 30 mil polícias, dos quais 5 mil em Paris, para evitar desordem pública durante o ato eleitoral e a partir das oito da noite quando forem conhecidos os resultados.
