Eleições na Finlândia. Sociais-democratas e centro-direita empatados com 45% dos votos contados
O partido de Sanna Marin e a Coligação Nacional contam com 20,7%, cada um, dos votos contados.
Corpo do artigo
Os primeiros resultados das eleições na Finlândia dão um empate entre os sociais-democratas - partido da primeira-ministra, Sanna Marin - e a Coligação Nacional, de centro-direita.
Com 45% dos votos contados, a coligação tem 20,7% dos votos, contra 20,7% para o partido de Sanna Marin. O Partido Finlandês, de extrema-direita, aparece na terceira posição com 18,7%.
"Vamos levar o nosso tempo, mas agora temos um bom começo, um muito bom começo", disse o líder da Coligação Nacional, Petteri Orpo, aos repórteres em Helsínquia.
Ainda são possíveis mudanças significativas nos resultados à medida que mais votos são contados, esperando-se resultados completos entre as 22h00 e a meia-noite (19h00 e 21h00 em Portugal continental).
Tradicionalmente, o maior dos oito principais partidos no parlamento tem a primeira oportunidade de construir um governo, e desde os anos 90 que o maior partido sempre tomou o gabinete do primeiro-ministro.
"Estou realmente grato por todos os votos que foram expressos até agora", disse Sanna Marin, em Helsínquia.
Nos resultados das votações antecipadas, o Partido Finlandês tinha um atraso significativo para os adversários, mas tradicionalmente melhoram a sua posição à medida que mais votos do dia das eleições são contados.
"Tem de se estar em suspense durante bastante tempo. Em 2019, subimos depois dos primeiros votos", disse o líder da extrema-direita, Riikka Purra.