Durante a manhã, votaram os candidatos das maiores forças políticas.
Corpo do artigo
A participação nas eleições autonómicas, que decorrem este domingo, caiu 2,3% em relação a 2020. Há 2,2 milhões de galegos chamados a votar, e até às 12h00 (hora local) tinham votado 376 639. Entre eles também os candidatos dos principais partidos, que aproveitaram para apelar à população que acorra às urnas. Todos na esperança de uma vitória: o Bloque Nacionalista Galego (BNG), PSOE e Sumar pela mudança e Partido Popular pela continuidade da maioria absoluta que detém desde 2010.
Segundo dados avançados pelo diretor-geral de Emergências e Interior, Santiago Villanueva, durante a manhã deste domingo registou-se uma participação no ato eleitoral de 17,09%, menos 2,3% do que há quatro anos, quando à mesma hora tinham votado 19,42% do eleitorado.
Santiago Villanueva adiantou que subiram cerca de cinco por cento, os votos emitidos desde o exterior nestas eleições. Votaram 29 300 pessoas, o que representa uma participação de 6,15% de um universo de quase meio milhão de recenseados em vários países, principalmente na Argentina, onde se concentra a maior comunidade emigrante galega.
Quando à descida na participação, registada até às 12h00 horas (em Espanha), dos galegos residentes na Galiza, aquele responsável desdramatizou, comentando que “as pessoas adaptam os seus horários aos seus planos”, e que as últimas eleições se registaram em julho de 2020, num período de calor.
A votação até ao final da manhã deste domingo, distribui-se da seguinte forma: a Coruña com 16,7% (18,79% em 2020), em Lugo 17,7% (18,2% em 2020), em Ourense, 19,2 por cento (21,7% em 2020) e em Pontevedra 16,6 por cento (19,85% em 2020).
Durante a manhã, votaram os candidatos das maiores forças políticas. Todos apelaram à participação dos galegos nestas eleições, os partidos de esquerda, Bloque Nacionalista Galego (BNG) e PSOE pela mudança, o Partido Popular pela continuidade da maioria absoluta que detém desde 2010.
Alfonso Rueda do PP, atual presidente da Junta da Galiza, que espera este domingo ser reeleito, votou em Pontevedra.
O candidato opositor, do PSOE, José Ramón Gómez Besteiro, votou na província de Lugo. A primeira a votar foi Ana Pontón candidata do BNG, às 08h30 (hora local), em Santiago de Compostela.
Recorde-se que o PP de Alfonso Rueda governou nesta última legislatura com maioria absoluta, 42 deputados
Algumas sondagens indicam que pode perder a hegemonia, com a subida das intenções de voto no BNG e uma eventual coligação deste partido com o PSOE e Sumar para formar governo.
Neste momento está tudo em aberto, a votação dos galegos decorre até às 20h00 (hora espanhola).
