O ponto de situação nos cinco estados norte-americanos onde se disputa a vitória final
Em cinco estados norte-americanos, definir-se-á se é Biden ou Trump que chegará a chefe de Estado. Um balanço que pode perder a validade muito rapidamente, mas ajuda a compreender os números.
Corpo do artigo
Os resultados finais das eleições presidenciais dos EUA continuam suspensos por cinco Estados-chave onde uma apertada disputa não permite ainda definir o vencedor.
Segundo as últimas projeções, o candidato democrata, Joe Biden, tem já garantidos 264 votos no Colégio Eleitoral, contra 214 do republicano Donald Trump, faltando ainda a qualquer um deles mais vitórias para atingir os 270 que abrem a porta da Casa Branca.
Eis um resumo do que falta decidir:
Pensilvânia (20 votos eleitorais em jogo)
Já foram contados 98% dos votos neste Estado industrial do "cinturão de ferrugem" do nordeste, onde os dois candidatos fizeram uma campanha feroz.
Joe Biden conseguiu ultrapassar Donald Trump, depois de o Presidente ter uma vantagem de 700 mil votos na terça-feira, com uma diferença de 5587 votos para o rival (49,5% contra 49,4% de Trump).
Faltam contar mais de 200 mil votos, a maioria nas áreas urbanas com maioria democrata, no estado que pode garantir a vitória de Biden.
Geórgia (16 eleitores principais em jogo)
De momento, Biden lidera neste estado, com 1579 eleitores a mais.
Há ainda oito mil votos de militares por contar na Geórgia, e os resultados estão "to close to call" ["muito próximos para dizer"], acrescentou o representante do estado norte-americano. Uma "margem tão curta" justifica assim uma nova contabilização num estado que pode fazer toda a diferença, com 16 eleitores principais em jogo.
Nevada (seis votos eleitorais em jogo)
Já foram contados 89% dos votos neste Estado do deserto ocidental, que escolheu Hillary Clinton em 2016.
Joe Biden lidera atualmente, com 49,4% contra 48,5% de Donald Trump, o que representa uma diferença de 11.500 votos.
Faltam ser contados 190 mil votos, mas o Estado continua a aceitar sufrágios por correio até à próxima semana, enquanto os resultados de 50 mil votos vão ser divulgados esta sexta-feira às 10h00 locais (18h00 em Lisboa).
Carolina do Norte (15 votos eleitorais em jogo)
Já foram apurados 95% dos votos neste Estado do sudeste, tradicionalmente republicano.
A vantagem, por enquanto, vai para Donald Trump (50%) sobre Joe Biden (48,6%), com um avanço de cerca de 77.000 votos.
Porém, os votos por correspondência enviados até ao dia de eleição, 03 de novembro, são aceites até nove dias depois dessa data.
Arizona (11 votos eleitorais em jogo)
No condado de Maricopa, o mais populoso do Arizona, a vantagem democrata ficou mais estreita. Joe Biden tem agora 972.570 votos, em comparação com os 912.115 de Trump. A AP já tinha anunciado que Biden tinha vencido no Arizona, mas outros órgãos de comunicação social ainda não deram o Arizona como certo.
12995540