Os jornais brasileiros dão conta da «mais apertada disputa desde 1989». Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores, foi reeleita com mais de 51% dos votos.
Corpo do artigo
Dilma Rousseff vai ser presidente do Brasil por mais quatro anos. A candidata do PT, de centro esquerdo, derrotou Aécio Neves, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), de centro direita.
Depois de uma das mais duras campanhas, o país está dividido ao meio. Dilma Rousseff foi reeleita, mas com uma magra vantagem sobre Aécio Neves. Dilma tem a esta altura 51,57% dos votos, contra 48,43% do neto do antigo presidente Tancredo Neves.
Seja como for, mesmo com uma vantagem curta, a festa do PT já saiu à rua em São Paulo.
Do lado de cá do atlântico, escutámos a opinião de Jair Rattner, jornalista brasileiro a residir em Portugal há largos anos. Para ele, a questão é como é que o Brasil vai recuperar desta divisão do país em dois.
Jair Rattner defende que Dilma vai ter de estender a mão aos candidatos vencidos e diz que Dilma Roussef não terá seguramente uma tarefa fácil. O futuro xadrez político no Brasil adivinha-se complicado.