É a leitura do PP espanhol, que garantiu a terceira maioria absoluta na Galiza, enquanto no País Basco, os nacionalistas repetiram a vitória.
Corpo do artigo
Na Galiza e País Basco, o PSOE perdeu deputados em relação às eleições anteriores e foi ultrapassado pelo Podemos.
A secretária-geral do PP, Maria Dolores de Cospedal, diz que estes resultados castigam os partidos que apostam no bloqueio em Espanha.
O PSOE, mais do que os outros, devia tirar conclusões destes resultados na Galiza e no País Basco, diz o PP de Mariano Rajoy, que reagiu na rede social Twitter, manifestando-se orgulhoso do trabalho do partido nas duas regiões.
O líder do Podemos, Pablo Iglesias, também reagiu com uma mensagem no Twitter, para dizer que a Espanha já não se entende sem a coligação de esquerda Unidos Podemos.
Pelo PSOE, o secretário César Luena assumiu o mau resultado, mas lembra que as circunstâncias eram dificeis.
Os socialistas foram os mais castigados nas eleições regionais. Na Galiza, foram ultrapassados pela coligação que integra o Podemos e a Esquerda Unida. No País Basco, perderam sete deputados. Estão agora com nove, os mesmos do PP.
Os analistas não acreditam, no entanto, que estes resultados ajudem a resolver o impasse político que se vive em Espanha desde o final do ano passado.