Em tomada de posse, senadora indígena australiana chama "colonizadora" a Isabel II
De braço erguido no ar, Lidia Thorpe, no momento da tomada de posse perante o parlamento, chamou Isabel II, rainha de Inglaterra, de "colonizadora".
Corpo do artigo
Lidia Thorpe, senadora indígena australiana, protagonizou esta segunda-feira um momento insólito durante a tomada de posse no Senado. Durante o juramento, Thorpe distorceu as palavras do texto original e chamou de "colonizadora" a rainha Isabel II.
"Eu, senadora Lidia Thorpe, juro solene e sinceramente que serei fiel e mantenho verdadeira lealdade à colonizadora, sua majestade, Rainha Isabel II", disse, provocando um momento de protesto no Senado. Os senadores presentes na sala assobiaram a representante parlamentar de Vitoria.
A presidente do Senado, Sue Lines, foi obrigada a intervir e pediu para Thorpe voltar a repetir as palavras originais do texto. "É obrigada a recitar o juramento impresso no cartão."
DfM2WOBy8H0
Na semana passada, a senadora Lidia Thorpe, eleita pelo Partido dos Verdes, esteve ausente do parlamento, onde os restantes senadores tomaram posse.
A rainha de Inglaterra, Isabel II, também é chefe de Estado na Austrália. Em junho de 2022, Lidia Thorpe, declarou na rádio ABC "a expropriação, o massacre e o genocídio" das populações aborígenes às mãos dos britânicos.
"O projeto colonial chegou aqui e assassinou o nosso povo. Por isso, peço desculpa, mas não estamos satisfeitos. Lamento, mas esta bandeira representa tanto trauma para tantas pessoas", reforçou.
Mais tarde, através da rede social, Twitter, Lidia Thorpe, partilhou uma foto do momento individual da tomada de posse, escrevendo que "a soberania nunca cedeu". Após este tweet, a opinião pública dividiu-se. Vários movimentos republicanos comentaram que o ato da senadora foi heroico. Já outros internautas consideram que faltou ao respeito ao parlamento por não ter proferido texto original durante a tomada de posse.