Embaixada aconselha portugueses a sair da Ucrânia através de fronteiras terrestres com UE
A embaixada pede ainda que as pessoas transportem água, alimentação, agasalhos, combustível de reserva, bem como os documentos de identificação.
Corpo do artigo
A embaixada de Portugal na Ucrânia aconselhou, esta quinta-feira, todos os cidadãos nacionais a abandonarem a Ucrânia através das fronteiras terrestres com a União Europeia.
"Aconselhamos os cidadãos portugueses a que saiam da Ucrânia através das fronteiras terrestres com a União Europeia, preferencialmente na direção da Polónia e da Roménia", pode ler-se numa nota publicada no site oficial da embaixada.
É ainda pedido que as pessoas levem água, alimentação, agasalhos e combustível de reserva, "caso se desloque em viatura própria". "Igualmente deve ter consigo os seus documentos de identificação e viagem."
Confira os dois pontos de concentração organizados pela embaixada:
- Rivne: FAPOMED - Vulytsya Ostroz"koho 46, Hoshcha 35400, RIVNE (50°36'40.2"N 26°40'40.4"E).
- Khmelnytskyi: HOTEL TAMERLAN - Estrada Nizhnia Bierieghova 2, Khmelnytskyi, 29000, Ucrânia (49°26'23.3"N 26°58'16.9"E).
A embaixada divulgou também dois números de telefone para contactos de emergência e/ou evacuação:
+380 981 769 334
+881 632 560 794.
14619005
Foram registadas esta quinta-feira fortes explosões em pelo menos cinco cidades da Ucrânia, incluindo na capital, Kiev, horas depois do Presidente russo, Vladimir Putin, ter anunciado o início de uma operação militar.
Por volta das 03h00 horas, foram registadas pelo menos duas explosões no centro de Kiev, tendo sido seguidas pelas sirenes de ambulâncias, segundo jornalistas da AFP.
A Ucrânia relatou pelo menos oito mortes e mais de uma dezena de feridos nas primeiras horas da invasão russa ao país, segundo o assessor do Ministério do Interior, Anton Gueraschenko.
"Uma mulher e uma criança ficaram feridas na região de Konopot, onde um carro se incendiou. Na cidade de Podolsk, na região de Odessa, há sete mortos, sete feridos e 19 desaparecidos como resultado do bombardeio. Na cidade de Mariupol, região de Donetsk, há um morto e dois feridos", relatou o responsável, na plataforma Telegram.
14619146
ACOMPANHE AQUI A ESCALADA DE TENSÃO ENTRE A RÚSSIA E A UCRÂNIA