
epa06912189 A cat with burns tries to drink water outside a fire damaged house in Rafina, Attica, Greece, 26 July 2018, following a deadly forest fire. The confirmed death toll from forest fires that raged through seaside resorts near the Greek capital Athens has increased to 85 According to an announcement by Fire Brigade, the search for more missing persons in the burnt out buildings in eastern Attica is continuing. EPA/SIMELA PANTZARTZI
Simela Pantzartzi/EPA
Apesar dos apelos vindos do país, a embaixada grega fechou a porta a um grupo de veterinários portugueses que se disponibilizou para prestar apoio aos animais atingidos pela tragédia.
A embaixada da Grécia em Portugal recusou a ajuda de um grupo de veterinários portugueses que, depois de no último ano terem ajudado os animais que foram vítimas do incêndio de Pedrógão Grande, se preparavam para seguir viagem e acudir os animais na Grécia. Esta segunda-feira, vários fogos na localidae de Mati e proximidades causaram pelo menos 82 mortos e quase duas centenas de feridos.
TSF\audio\2018\07\noticias\27\antonio_pinto_rodrigues_12h
Em declarações à TSF, Manuel Velloso, representante da ANAFS, organização que ajuda animais em situação de catástrofe, lembra que "neste tipo de situações, os socorros têm de ser imediatos".
As condições estavam reunidas: material e três veterinários, tudo pago pela organização, com a ajuda da TAP, que os levaria sem custos. Mas a embaixada grega em Portugal não aceitou a ajuda da organização.
A conversa "nunca foi muito fácil", admitiu Manuel Velloso. "Achámos curioso que eles próprios não se tinham apercebido que a emergência também atingia os animais", contou.
Depois de o coordenador de operações humanitárias da organização se ter deslocado à embaixada grega e esta se ter mostrado "totalmente desinteressada", a ANAFS desistiu da missão.
"Não tem cabimento. A intenção da ANAFS não é, nunca, ir fazer 'turismo humanitário'. Isso é uma coisa que está fora de causa", acrescentou.
Ao mesmo tempo, multiplicam-se as imagens dos animais, na Grécia, que sofreram queimaduras e que se encontram desidratados e exaustos.