António Monteiro considera que «tudo está a correr bem» no referendo para a independência do sul do Sudão e que «há filas muito grandes» nos centros de voto.
Corpo do artigo
O embaixador António Monteiro confirmou a forte participação no referendo para a independência do sul do Sudão desde a abertura das urnas este domingo num «ambiente de quase euforia».
«Tudo está a correr muito bem aqui em Juba, onde estamos», acrescentou este diplomata, que disse que quer o presidente quer o ministro do Interior desta região sudanesa estavam satisfeitos com o decorrer deste acto eleitoral.
Em declarações à TSF, o diplomata português entende ainda que se deu um «bom começo a este longo referendo que vai demorar uma semana».
«Há filas muito grandes que mostram o entusiasmo com que as pessoas vêm votar», adiantou António Monteiro, que lembrou os muitos «jovens que estão a votar pela primeira vez na vida» neste acto eleitoral.
Apesar dos incidentes registados na sexta-feira e sábado relativos a este referendo, António Monteiro espera que estes não tenham impacto no acto eleitoral deste domingo e que apenas sejam «localizados».
«Parece que vai haver uma percentagem muito grande de votantes aqui no sul do Sudão», adiantou o diplomata português.