A polícia checa, citada pelas agências internacionais, adianta que a explosão terá sido um acidente e que não há, para já, indícios de que tenha sido um ataque.
Corpo do artigo
O embaixador palestiniano em Praga, Jamal Al Jamal, morreu na sequência de uma explosão esta quarta-feira na sua residência.
Jamal Al-Jamal, de 56 anos, sofreu vários ferimentos e acabou por ser transportado para o hospital militar de Praga em estado de coma artificial, onde viria a falecer. O embaixador tinha assumido o cargo em Outubro de 2013.
Fonte do ministério dos negócios estrangeiros palestiniano, citada pela agência Reuters, adiantou que a explosão ocorreu quando o embaixador estava a tentar abrir um cofre que tinha sido colocado recentemente na residência.
Fonte do governo checo, citada também pela Reuters, adiantou que a explosão terá sido provocada por um mau funcionamento de um mecanismo de segurança incorporado no cofre, geralmente destinado a destruir documentos importantes em caso de arrombamento.
Por seu turno, a polícia checa, que entretanto abriu um inquérito ao acidente, adiantou que, até ao momento, não há indícios de que a explosão tenha sido um ataque premeditado.
A residência do embaixador da Palestina está localizada num edifício recente no distrito de Suchdol, localizado no noroeste da capital Checa.
Mais ninguém ficou ferido na explosão, apesar da família do embaixador se encontra na habitação.