O emigrante José Leite conheceu o atual presidente francês quando este foi autarca de Neuilly-sur-Seine, subúrbio de Paris onde viveram François Hollande e Eça de Queiroz.
Corpo do artigo
Um emigrante português recordou a atenção de Nicolas Sarkozy, então presidente do município de Neuilly-sur-Seine, uma «pessoa bastante direta e sensível» à comunidade portuguesa e que sempre seguiu os eventos realizados pelos portugueses deste subúrbio de Paris.
«Conheci-o pessoalmente e tive a ocasião de várias vezes me deslocar à câmara municipal para falar com eles por causa desses assuntos», acrescentou José Leite, sobre o atual presidente francês e candidato às presidenciais de domingo.
Foi Sarkozy que deu "luz verde" para a construção de um busto de Eça de Queiroz neste subúrbio da capital francesa, onde o escritor e diplomata português viveu, agora uma região comparável a Estoril ou Sintra, segundo este emigrante português.
Ao contrário de François Hollande, outro dos candidatos às presidenciais de domingo, o atual presidente francês ficou na cidade e chegou à liderança da câmara local aos 28 anos, contando desde então com o apoio dos habitantes locais.
«A cidade de Neuilly foi sempre uma cidade de Direita. Se a eleição dele se resolvesse na cidade de Neuilly de certeza absoluta que seria eleito com uma maioria avantajada», concluiu.