O Presidente francês vai anunciar o nome do novo primeiro-ministro no final desta manhã
Corpo do artigo
O Palácio do Eliseu anunciou que Emmanuel Macron vai anunciar o nome do novo primeiro-ministro esta sexta-feira. A passagem de poder está prevista para o final da manhã.
A hipótese em cima da mesa é François Bayrou, com quem Emmanuel Macron esteve ao telefone na noite de quinta-feira e com quem se reuniu esta sexta-feira de manhã, desde as 08h30. A reunião durou 01h45.
François Bayrou, de 73 anos, é uma figura proeminente na política francesa: iniciou a sua carreira como conselheiro político em 1979. Foi candidato três vezes à Presidência da República, tendo alcançado o terceiro lugar em 2007 com 18,6% dos votos. Depois dessa eleição, fundou o Movimento Democrata (MoDem). Em 2017, tornou-se um apoiante de Emmanuel Macron nas eleições presidenciais.
O chefe de Estado francês quer garantir um "pacto de não censura" para o futuro Governo. Bayrou, figura do centro, pode propor um executivo forte, composto por personalidades de relevo, capazes de garantir um apoio parlamentar, mesmo sem acordos formais entre partidos.
Várias personalidades afirmaram ter recebido uma proposta e tê-la recusado. Entre elas, Jean-Yves Le Drian, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, que declarou ter recusado o cargo de primeiro-ministro.
A pressão política para anunciar o nome do novo primeiro-ministro é elevada, especialmente depois de Macron ter demorado 51 dias para eleger Michel Barnier.
Num cenário político marcado por tensões, Macron tenta equilibrar alianças, garantir estabilidade no parlamento e evitar uma nova censura ao Governo.
