A aldeia de Dixville Notch, no Estado de New Hampshire, foi a primeira localidade nos EUA a votar hoje para as presidenciais, com um resultado de empate entre Barack Obama e Mitt Romney.
Corpo do artigo
Cinco votos para Obama e cinco votos para Romney foi o resultado da votação presidencial na aldeia de Dixville Notch, realizada um minuto depois das 00:00 locais, e cuja tradição do voto de madrugada, se mantém desde 1960.
Uma votação que indica que estas eleições vão ser renhidas. Todos falam no Ohio, mas há pelo menos oito Estados que podem decidir o nome do novo presidente.
Para além do Ohio, a Florida, a Virgínia, a Carolina do Norte, o Wisconsin, Iowa, Colorado e Nevada.
São Estados que tradicionalmente não têm uma tendência definida, tanto podem cair para os democratas como para os republicanos. Há quatro anos, Obama venceu em todos estes Estados, mas agora, as últimas sondagens mostram uma divisão clara.
Cada Estado tem um número determinado de eleitores, no total são 538. Por isso, para ser eleito, o presidente tem de conseguir pelo menos 270 votos dos chamados grandes eleitores.
Mais de 30 milhões de norte-americanos já votaram por antecipação, embora os votos só sejam contados hoje.
Num país com seis fusos horários, os primeiros resultados devem ser conhecidos por volta da meia-noite, quando fecharem as urnas na costa leste, mas na costa do Pacifico, a votação só acaba às 4:00.
Barack Obama já votou há cerca de duas semanas. Vai passar o dia a jogar basquetebol, em Chicago.
Já Mitt Romney vai ainda ao Ohio e à Pensilvânia, num último esforço para convencer os eleitores, antes de viajar para Boston, onde vota e aguarda pelos resultados daquela que pode ser a noite mais importante da vida dele.