A jovem, raptada em 2014, foi encontrada pelo exército nigeriano e trazia consigo o filho de 10 meses.
Corpo do artigo
Uma das mais de 200 jovens raptadas em 2014 pelo grupo extremista Boko Haram foi encontrada pelo exército nigeriano, anunciou o organismo este sábado.
A jovem, Maryam Ali Maiyanga, foi encontrada pelos militares durante uma operação de patrulha junto à base do Boko Haram na floresta de Sambisa. De acordo com as informações fornecidas pelo exército, Maryam trazia consigo o filho de 10 meses.
Em abril de 2014, o Boko Haram raptou 276 estudantes de uma escola secundária em Chibok. 57 conseguiram fugir pouco tempo depois mas as restantes ficaram em cativeiro.
Nada se sabia das restantes 219 desde a divulgação de um vídeo pelos radicais, em maio de 2014, até que uma mensagem foi enviada ao governo nigeriano no início deste ano.
Em maio, duas estudantes foram encontradas na floresta de Sambisa, no estado de Borno, considerado um dos últimos bastiões do grupo Boko Haram.
A 14 de outubro, 21 das jovens foram libertadas pelos raptores. O Boko Haram negociou a troca das jovens por quatro prisioneiros do grupo extremista.
O rapto provocou indignação e trouxe atenção mundial para a rebelião do Boko Haram, que já causou pelo menos 20.000 mortos e mais de 2,6 milhões de deslocados desde 2009. O movimento BringBackOurGirls (Tragam as nossas raparigas de volta) luta pela libertação das cerca de 200 jovens de Chibok que permanecem nas mãos do Boko Haram.