Engenhos explosivos para famílias Obama e Clinton. Depois de Nova Iorque, ameaça chega à Flórida
Autoridades falam em terrorismo. Milionário George Soros foi o 1.º a receber pelo correio um engenho explosivo. Seguiram-se as famílias Clinton e Obama. Casa Branca terá recebido pacote suspeito e edifício da Time Warner, em Nova Iorque, foi evacuado. A ameaça chega à Flórida, ao gabinete de representante democrata. Siga ao minuto.
Corpo do artigo
Engenhos explosivos foram encontrados nos correios endereçados à casa de Bill e Hillary Clinton, que vivem nos subúrbios de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e ao escritório de Barack Obama.
A informação foi divulgada inicialmente pela Reuters e um dos engenhos terá sido detetado pelo responsável do correio da família do ex-Presidente norte-americano Bill Clinton, já na terça-feira. O engenho dirigido a Barack Obama aconteceu esta quarta-feira.
Durante a manhã nos EUA, tarde em Portugal, o FBI revelou que intercetou os engenhos explosivos dirigidos a ambas as famílias e esclareceu que "as embalagens foram identificadas durante procedimentos de rotina de triagem de correio".
Já na Casa Branca também terá sido encontrado um pacote suspeito, apesar de uma outra fonte não identificada ter dito à agência Reuters que essa informação estava errada.
A porta-voz da Casa Branca veio classificar como "desprezíveis" estas ações e garantiu que haverá punições para os culpados.
Sarah Sanders sublinhou que "os serviços secretos norte-americanos, bem como outras forças policiais, estão já a investigar e tomarão todas as ações apropriadas para proteger aqueles que foram ameaçados por estes cobardes".
"Condenamos as tentativas de ataque contra el ex-Presidente Obama, os Clinton, CNN e outros. Estas ações cobardes são desprezíveis e não têm lugar neste país". escreveu Mike Pence no Twitter.
1055115436361166849
O edifício da Time Warner, onde se encontra a CNN, também foi evacuado devido a um pacote suspeito, não havendo ainda certezas se o caso está ou não relacionado.
1055103347903135745
O alarme soou e as pessoas foram retiradas do edifício quando a CNN estava em direto. Nas imagens divulgadas no Twitter é possível ver os jornalistas e trabalhadores a abandonar o local.
1055105344601579523
No Twitter, o canal de notícias cita uma fonte policial que confirma que se trata de uma bomba artesanal. As autoridades estão a tratar do engenho explosivo como sendo uma ameaça real.
Depois de Nova Iorque, a ameaça chegou à Flórida
O gabinete de trabalho de Debbie Wasserman Schultz, representante do Partido Democrata na Flórida, foi evacuado depois de um pacote considerado suspeito ter sido encontrado. Segundo um porta-voz da polícia local, citado pela CNN, uma brigada de minas e armadilhas já está no local.
A polícia da cidade de Bedford, a cerca de 60 quilómetros de Nova Iorque, indicou ter recebido na segunda-feira uma chamada de um empregado da residência de Soros dizendo ter encontrado um pacote suspeito na caixa do correio.
O funcionário abriu o pacote e, vendo que parecia mesmo tratar-se de um engenho explosivo, levou-o para uma zona arborizada, onde a polícia o fez explodir, segundo o comunicado do chefe da polícia de Bedford, citado pela agência de notícias francesa AFP.
Entretanto, Hillary Clinton já reagiu. A antiga Secretária de Estado agradeceu a preocupação dos americanos. "Estamos bem graças aos homens e às mulheres dos Serviços Secretos", disse.
O Governador de Nova Iorque confirmou também que recebeu um pacote suspeito no seu escritório em Manhattan. "Rejeitamos este tipo de intimidação. Rejeitamos que nos queiram meter medo", disse Andrew Cuomo.
Há momentos, outro pacote suspeito foi intercetado no correio do Congresso norte-americano, no estado do Maryland, de acordo com a CNN.
A ABC informa que o pacote foi enviado à deputada Maxine Waters, uma democrata da Califórnia.