Equipas de resgate tentam localizar menino de dois anos que caiu num poço em Málaga

epa07282024 Spanish Civil Guard agents work near a well in which a two-year-old boy fell, in the town of Totalan in Malaga, southeastern Spain, 13 January 2019 (issued 14 January 2019). Rescue teams after more than 17 hours of works are still trying to reach the bottom of a 110-meter-deep well into which the child fell. At the moment, the camera used to inspect the hole has found a bag of sweets that the little boy was carrying while falling into the 25 centimeters wide hole. EPA/DANIEL PEREZ ATTENTION EDITORS: POLICEMEN'S FACES PIXELATED AT SOURCE DUE TO SPANISH LAW
EPA
Criança caiu este domingo num poço com 110 metros de profundidade e 25 centímetros de diâmetro junto a um local turístico em Espanha.
Várias equipas de resgate estão há mais de 17 horas a tentar resgatar uma criança de dois anos que no domingo caiu num poço junto à necrópole da Tumba Del Moro, local turístico em Málaga, Espanha.
Segundo fontes do Centro de Coordenação de Emergências 112 Andaluzia, os elementos das equipas de resgate mantiveram-se no local durante toda a noite, sem que se tenha ainda conseguido alcançar o fundo do poço, que tem 110 metros de profundidade e 25 centímetros de diâmetro - foram alcançados, até ao momento, os 80 metros de profundidade, tendo-se encontrado um saco com guloseimas que a criança levava consigo.
As equipas de busca estão centradas no uso de uma câmara para ter acesso ao local onde está o menino, que ainda não foi localizado, não existindo evidências físicas de que a criança se encontre dentro do poço. Procuram igualmente perceber se há ou não água no fundo do poço, mas os trabalhos estão ser dificultados pelo deslizamento de terras.
O porta-voz da Guarda Civil espanhola, Bernardo Moltó, revelou que estão a ser estudadas três alternativas para resgatar a criança: "Extrair a terra, cavar um segundo poço paralelo ou cavar a céu aberto".
"O problema é que o material continua a cair, é compacto, húmido e a zona está fria ... enfim, não é fácil continuar à procura", explicou María Gámez, subdelegada do governo em Málaga.
Uma centena de pessoas participa da operação de resgate da criança desde as 14h00 de domingo, quando o pai do menino e o serviço 112 avisaram a Guarda Civil que ele tinha caído no poço, um buraco para prospeção e busca de água naquela zona de serra.
Para o local foram destacados elementos do serviço 112, do Consórcio Provincial de Bombeiros, Proteção Civil, a Equipa de Resgate e Intervenção de Montanha (EREIM) de Álora e Granada, submarinistas e bombeiros de Málaga.
Algumas empresas privadas estão a ajudar nas buscas fornecendo equipamento para tentar localizar a criança.
Segundo o jornal El País, o buraco onde o menino caiu, que estava desprotegido e sem qualquer sinalização, fica muito próximo do dólmen do Cerro de la Corona, local turístico também conhecido como Tumba del Moro, na Andaluzia.