O espaço aéreo sobre Londres foi hoje encerrado devido a um problema informático, avançou a organização europeia de segurança aérea Eurocontrol. A falha técnica foi entretanto resolvida, anunciou o controlo aéreo britânico.
Corpo do artigo
«Todo o espaço aéreo de Londres está encerrado devido a uma avaria informática até às 19:00 TMG», indicou a organização numa primeira fase na sua página na internet. Entretanto, a situação começou a ficar normalizada, mas aeroportos de Heathrow, Gatwick e Stansted estão ainda condicionados.
O encerramento deveu-se a uma falha no servidor dos dados dos voos em Londres, o que impedia o controlo aéreo. A empresa britânica de controlo de tráfego aéreo já informou que «o sistema foi restaurado» e que o tráfego está a regressar à normalidade. «O sistema foi restaurado e estamos no processo de normalizar as operações», disse a agência de controlo aéreo britânica, National Air Traffic Systems (Nats) num comunicado.
[youtube:UGdRxgzpiBA]
A Sky News avança que o aeroporto de Stansted aceita voos, mas não permite descolagens. Por outro lado, o aeroporto de Gatwick está a permitir descolagens, mas não aceita aterragens. A agência Reuters acrescenta que o aeroporto de Heathrow permite aterragens e descolagens nesta altura.