Diferentes textos com frases de apoio à ETA apareceram esta manhã pintados nas paredes de várias ruas de Zarautz (Gipuzkoa, no país Basco), denunciou o partido socialista basco PSE/EE.
Corpo do artigo
Os graffiti, de tamanho grande e pintados com spray verde, encontram-se na Praça de la Música e nas ruas próximas de Santa Marina e Trinidad, embora a Polícia Municipal tenha afirmado que os serviços de limpeza da localidade já começaram a limpá-los.
Os 'tags' pintados nas ruas, todas elas perto da sede da esquerda nacionalista de Zarautz, incluem frases diferentes em Euskera, como "Jotake irabazi arte" ("Insistir até ganhar"), "Agur eta ohore" ("Adeus e respeito") e "Gora ETA" ("Viva a ETA").
Esta é a primeira vez que aparecem pinturas a favor da ETA num município basco desde que o grupo terrorista declarou o fim das acções militares, no dia 20.
Em declarações à agência EFE, o porta-voz do PSE/EE em Zarautz, Patxi Elola, expressou a sua «forte condenação» a estas pinturas e pediu aos nacionalistas de esquerda que «saibam controlar o seu povo», porque, na sua opinião, «sem dúvida que foi este sector» que as produziu.
O autarca insistiu que «não pode admitir, de forma alguma, que se louve a ETA» e lembrou que «uma coisa é a ETA ter feito uma declaração» para cessar as ações militares e outra são «hábitos arreigados em profundidade numa área» da «esquerda nacionalista radical», que «parece que não se resigna ao fim» do grupo terrorista.