O Presidente da República manifestou, em declarações à TSF, apoio à família da mulher portuguesa que é uma das 14 vítimas mortais do ataque em Barcelona. O PM também apresentou condolências.
Corpo do artigo
Numa mensagem publicada na página da Presidência da República na Internet, o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, "manifesta o seu apoio à família neste momento difícil, apresentando as suas sentidas condolências".
O Presidente da República, que na quinta-feira contactou o Rei de Espanha, condena, "mais uma vez", com "veemência, o ato terrorista", manifestando a solidariedade portuguesa a todas as vítimas.
TSF\audio\2017\08\noticias\18\marcelo_rebelo_de_sousa_1_portuguesa
Uma mulher de nacionalidade portuguesa, de 74 anos e residente em Lisboa, é uma das 14 vítimas mortais do ataque registado em Barcelona.
TSF\audio\2017\08\noticias\18\marcelo_rebelo_de_sousa_2_ameaca_glo
Desconhece-se em que contexto a mulher estava na capital da Catalunha, mas sabe-se que uma outra mulher, de 20 anos, a acompanhava, ignorando-se o seu paradeiro, adiantou à Lusa o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro. "Encontra-se mais uma portuguesa desaparecida, que terá 20 anos. Estamos a desenvolver diligências para tentar verificar o seu paradeiro", frisou.
António Costa expressa condolências pela morte de cidadã portuguesa
O primeiro-ministro, António Costa, expressou também condolências pela morte de uma cidadã portuguesa no atentado de Barcelona e revelou que a análise do risco de terrorismo em território nacional não sofreu alteração.
TSF\audio\2017\08\noticias\18\antonio_costa_s_portuguesa_que_morr
"Queria prestar aqui as nossas condolências e que estão a ser envidados pelas autoridades espanholas todos os esforços para procurar localizar a familiar que a acompanhava e que não está neste momento ainda localizada", declarou António Costa, sublinhando que este falecimento "só reforça a dor" partilhada com o povo espanhol por um atentado, "que confirma que o terrorismo é uma ameaça global".
António Costa afirmou que desde o atentado de quinta-feira em Barcelona que a secretária-geral do Sistema de Segurança Interna "ativou a Unidade de Coordenação Antiterrorismo, que tem mantido uma análise permanente quanto ao risco em território nacional e até ao momento não se verificou qualquer alteração do nível de risco".
TSF\audio\2017\08\noticias\18\antonio_costa_atentado_2
"Temos estado em contacto com as autoridades espanholas, desde logo o senhor Presidente da República com sua majestade o rei de Espanha, eu próprio com o presidente do Governo espanhol, expressando as nossas condolências e condenação deste atentado e temos estado a acompanhar as informações que têm ocorrido", afirmou.
Até ao momento, 14 pessoas morreram nos ataques e 135 ficaram feridas. Cinco atacantes foram abatidos. As vítimas são de pelo menos 34 nacionalidades. Acompanhe aqui ao minuto.