A comissária Viviane Reding diz que as declarações de Barack Obama sobre a espionagem feita pelos EUA são um passo na direção certa e mostram que as preocupações europeias foram ouvidas.
Corpo do artigo
A Comissão Europeia disse esperar atos concretos do presidente dos EUA, que prometeu que os líderes dos países amigos só serão alvo de vigilância em situações especiais.
Em comunicado, a comissária europeia da Justiça considerou que as declarações do presidente dos EUA são um passo na direção certa e mostram que as preocupações europeias foram ouvidas.
Apesar disto, Viviane Reding avisou que é preciso que as intenções anunciadas por Washington se transformem em leis e só desta maneira é possível restaurar a confiança.
Por seu lado, o porta-voz da chanceler alemã garantiu que Berlim vai analisar com toda a atenção as declarações de Barack Obama, mas acredita que os direitos dos cidadãos não norte-americanos vão merecer mais respeito no futuro.
Esta porta-voz de Angela Merkel reiterou ainda que a lei alemã é para ser respeitada em território germânico, o que é valido, em particular, para os Aliados.
A presidente brasileira que também foi escutada pelos EUA ainda não reagiu às declarações de Barack Obama, tendo uma fonte do governo brasileiro dito que ainda não se sabe quando Dilma Rousseff vai falar sobre este assunto.