Abu Bakr Al-Baghdadi, o auto denominado Califa do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, criador e inspirador do movimento jihadista, estará afastado da liderança de facto da organização. Al-Bagdadi terá ficado gravemente ferido num ataque da aviação aliada, em março.
Corpo do artigo
A informação é avançada pelo jornal britânico The Guardian. O ataque terá acontecido, no dia 18 de março, numa localidade iraquiana junto à fronteira com a Síria.
Fontes iraquianas citadas pelo The Guardian, confirmam que Al Bagdadi, sobreviveu, mas está refugiado numa zona de sombra para as forças americanas. O The Guardian chega mesmo a dizer que a cúpula superior do Estado Islâmico terá preparado a sucessão, na iminência da morte do fundador do movimento.
Apesar de tudo, as notícias da morte de Al Bagdadi, que chegaram a circular na segunda quinzena de março foram, como diria Mark Twain, manifestamente exageradas.
Al Bagdadi é iraquiano, natural de Samara e tem 43 anos. É uma das figuras do jihadismo islâmico mais temida a nível mundial e das que menos vezes é vista em público.