O Presidente ucraniano aparece acompanhado por outros responsáveis políticos, incluindo o primeiro-ministro, Denys Shmygal.
Corpo do artigo
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, publicou um vídeo nas redes sociais a mostrar que ainda está em Kiev.
"Estamos todos aqui", disse o Presidente ucraniano rodeado por outros responsáveis políticos, com destaque para o primeiro-ministro, Denys Shmygal.
"Estamos a proteger a nossa independência, o nosso estado, e vamos continuar a fazê-lo", garantiu.
Президент України Володимир Зеленський:
- Defence of Ukraine (@DefenceU) February 25, 2022
"Всі ми тут - захищаємо нашу Незалежність, нашу державу! Так буде й надалі. Слава нашим захисникам і захисницям! Слава Україні! " pic.twitter.com/hojX94ONDI
Esta sexta-feira, o Presidente ucraniano tinha lamentado a lentidão da Europa na resposta ao conflito: "Como é que vocês se vão defender, se são tão lentos a ajudar a Ucrânia? Cancelar vistos para russos? Desconexão do SWIFT (rede interbancária)? Isolamento total da Rússia? Chamada de embaixadores? Embargo de petróleo? Hoje, tudo deve ser feito, porque se trata de uma ameaça para todos nós, para toda a Europa."
O chefe de Estado tem pedido ajuda militar internacional insistentemente. Ao início da manhã desta sexta-feira, Zelensky afirmou que pediu "aos Nove de Bucareste para ajuda de defesa, sanções, pressão sobre o agressor".
"Juntos, temos de colocar a Rússia à mesa das negociações. Precisamos de uma coligação antiguerra", acrescentou.