A Força é forte na Ucrânia. Tão forte que um artista criou o primeiro monumento alusivo a Darth Vader, a maior figura dos Jedi convertidos ao lado negro da Força. A estátua original pertencia a Lenine.
Corpo do artigo
Na Ucrânia, não só são vários os exemplos do amor dos ucrânianos pela "Guerra das Estrelas" como também se vão conhecendo exemplos de como o país se está a desfazer do seu passado comunista. A Ucrânia aprovou recentemente leis que determinam a destruição de todos os símbolos remanescentes da era soviética.
Esta estátua de Lenine era mais um exemplo dessa época.
A notícia da reconversão vem de Odessa, uma cidade portuária que assistiu a combates entre separatistas e forças pró-Ucrânia. O monumento encontrava-se num complexo fabril.
O escultor alega que o seu trabalho, a que chamou Darth Lenine, vai para além da Arte. A estátua irradia uma força: Alexander Milov instalou um router WiFi na cabeça de Vader e assim, quem estiver nas imediações do lorde Sith vai poder ligar-se à net.
Esta não é, no entanto, a primeira vez que a saga Guerra das Estrelas faz manchetes na Ucrânia. No ano passado, o Partido da Internet apresentou Darth Vader como candidato a primeiro-ministro.
[youtube:H4wVqDf1xks]
Entre outros membros da lista figuravam Chewbacca, Padmé Amidala e Yoda. O partido não conseguiu eleger deputados.