O Presidente de Angola disponibilizou-se igualmente a convidar o Chefe de Estado português a visitar Luanda para uma celebração conjunta dos 50 anos da independência de Angola.
Corpo do artigo
O Presidente de Angola, João Lourenço, mostrou-se na quinta-feira disponível para visitar Portugal em 2024, no 50.º aniversário do 25 de Abril, e a festejar em conjunto os 50 anos da independência do seu país, no ano seguinte.
"Com certeza que estou disponível, tudo depende da vontade das autoridades portuguesas. Se eu for convidado, irei com muito gosto", disse o Presidente angolano, numa entrevista conjunta à Lusa e ao Expresso, nas vésperas de receber, em Luanda, o primeiro-ministro português, António Costa.
João Lourenço disponibilizou-se igualmente a convidar o Chefe de Estado português a visitar Luanda para uma celebração conjunta dos 50 anos da independência de Angola, que se assinala a 11 de Novembro de 2025.
"Ainda não tinha pensado nisso, porque penso ser sério, ainda faltam dois anos, mas nos 50 anos terei muito gosto em convidar o chefe de Estado português", afirmou.
Questionada pela TSF, a Presidência da República responde que terá muito gosto em aceitar esse convite, se ele chegar.
"O Presidente da República já aceitou estar presente nas comemorações dos 50 anos da independência da Guiné-Bissau e terá muito gosto em responder positivamente a convites para cerimónias no mesmo teor em Angola e outros Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)".
Além disso, Marcelo Rebelo de Sousa mostra-se "também muito satisfeito com a disponibilidade do Presidente João Lourenço para se associar às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, tanto mais que tem estado a ser pensada a forma de poder associar os PALOP a estas comemorações."
Notícia atualizada às 13h48