Os estudantes internacionais representam uma fonte importante de rendimento para as universidades britânicas, já que costumam pagar o dobro.
Corpo do artigo
Estudantes da União Europeia (UE) que desejam estudar numa universidade inglesa vão ter de pagar matrículas mais altas, como outros estudantes estrangeiros, a partir do ano académico de 2021, devido ao Brexit, anunciou esta terça-feira o governo britânico.
Os estudantes internacionais representam uma fonte importante de rendimento para as universidades britânicas, já que costumam pagar o dobro - ou até mais nos estabelecimentos mais prestigiados - das 9250 libras (10 206 euros) pagas pelos britânicos e, até agora, pelos estudantes da UE.
Após a saída oficial do Reino Unido da UE, no final de janeiro, os estudantes dos 27, dos outros países do Espaço Económico Europeu e da Suíça "não serão mais elegíveis" para as condições financeiras concedidas aos britânicos "para cursos iniciados durante o ano académico de 2021/2022", segundo a secretária de Estado das Universidades, Michelle Donelan, em comunicado escrito à Câmara dos Comuns.
12339017
Esses estudantes estrangeiros que iniciarem os estudos universitários em 2020/2021 não são afetados por esse aumento, nem os cidadãos irlandeses.
Como a educação é da responsabilidade de cada região, esta medida diz apenas respeito à Inglaterra e não se aplica à Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.
As universidades britânicas estão a enfrentar um défice significativo desde o início da pandemia de Covid-19 e temem que o próximo ano académico seja ainda pior, se os lucrativos estudantes internacionais reagirem negativamente à crise.
12338858
Em 2018/2019, um em cada cinco estudantes no Reino Unido era estrangeiro, o segundo destino universitário preferido, depois dos Estados Unidos, de acordo com a sua organização representativa, Universities UK (UKK).
Em relação à participação britânica no programa europeu de intercâmbio de estudantes Erasmus, o governo disse que deseja continuar a participar depois do Brexit, mas acrescentou que as negociações ainda estão em andamento com Bruxelas.
12338230