A organização basca ETA anunciou hoje, num vídeo distribuído pelo jornal basco Gara, um cessar-fogo «geral, permanente e verificável internacionalmente».
Corpo do artigo
A organização terrorista basca garante que o cessar fogo é geral, permanente e obedece ao pedido pela comunidade internacional, que tinha reclamado um cessar fogo verificável.
O grupo garante que o fim da violência representa o compromisso da ETA com um processo de solução definitiva e com o fim do confronto armado.
O vídeo que contém a mensagem foi publicado no site do jornal basco Gara. Nele vêem-se três pessoas de cara tapada e um homem lê a mensagem onde o grupo assume o baixar das armas.
No comunicado, com data de 8 de Janeiro, a ETA apela às autoridades de Espanha e França para que abandonem para sempre as medidas repressivas e a negação do País Basco.
O grupo afirma que não vai parar de lutar até conseguir uma verdadeira situação democrática.
A organização terrorista sublinha no comunicado que o povo basco tem que ser ouvido. Refere também que a solução para este conflito deve centrar-se nas chaves da territorialidade e do direito à autodeterminação.
Este comunicado era esperado há algum tempo. Em Setembro o grupo num vídeo enviado para a BBC dizia que iria acabar com as acções militares.
A última trégua foi declarada em 2006 e quebrada poucos meses depois com um atentado no Aeroporto de Barajas.