Este deve ser um desarmamento simbólico, uma vez que o arsenal do grupo já é reduzido.
Corpo do artigo
O grupo separatista basco ETA anunciou, esta sexta-feira, que vai ficar sem armas até 8 de abril, de forma unilateral e sem condições, transmitindo os locais onde estão escondidas todas as armas que ainda tem.
"A ETA confiou-nos a responsabilidade de entregar todo o seu arsenal e na noite de 8 de abril estará totalmente desarmada", disse ao Le Monde o dirigente do movimento ecologista e social "Bizi!" Jean-Noël Etcheverry.
Uma fonte da luta antiterrorista espanhola, citada pela agência Efe, já tinha revelado esta manhã que a ETA iria entregar, através dos meios de comunicação internacionais, uma lista dos locais secretos onde se encontravam as últimas armas, para acelerar o desarmamento do grupo.
A maior parte dos observadores está convencida de que o arsenal atual já é muito reduzido, tendo este desarmamento um caráter simbólico. A última apreensão de armamento da ETA por parte da polícia francesa, em dezembro passado, limitou-se a 21 espingardas, 25 armas curtas e duas granadas e na altura especulou-se que se tratava de 20% do arsenal total ainda existente.