Os bombeiros lutavam contra as chamas numa serra do centro do estado norte-americano do Arizona quando ficaram cercados. Centenas de pessoas já tiveram de deixar as suas casas.
Corpo do artigo
As autoridades norte-americanas informaram que os 19 bombeiros perderam a vida quando combatiam as chamas na colina de Yarnell, a cerca de 120 quilómetros de Phoenix. Outros 22 bombeiros ficaram feridos.
O incêndio que começou na sexta-feira já destruiu perto de 800 hectares e ainda estava por circunscrever domingo à noite.
[youtube:j1loo8qwfWM]
[youtube:XYq6uxMlFoc]
A cidade de Prescott teve de ser evacuada pelas autoridades e os residentes de Yarnell Hill e de Peeples Valley tiveram de deixar as suas casas.
A principal estrada da região está cortada e os hospitais da região estão em alerta para a iminência da chegada de mais bombeiros e habitantes feridos.
A Cruz Vermelha está a instalar abrigos temporários, que já estão a alojar mais de 100 pessoas. Está ainda disponível um sistema de apoio psicológico para as familias das vítimas e para os desalojados.
O fogo está a ser combatido por mais de 300 bombeiros com a ajuda de helicópteros e aviões.
Os estados do Arizona e do Nevada estão a ser afetados por uma onda de calor que fez disparar os termómetros para as temperaturas mais elevadas dos últimos 19 anos.
Ao longo do fim-de-semana, os termómetros subiram até aos 47 graus nas cidades de Las Vegas e Phoenix, e 56 em algumas cidades do Death Valley.