Chuck Hagel adiantou que Washington está «empenhado» no diálogo com os talibã desde 2012, ano em que fracassaram negociações diretas entre norte-americanos e rebeldes afegãos.
Corpo do artigo
O secretário norte-americano da Defesa adivinha uma abertura para negociações com os talibã isto após troca de prisioneiros entre os EUA e os rebeldes islâmicos afegãos no sábado.
Em Bagram, no Afeganistão, Chuck Hagel adiantou que Washington está «empenhado» no diálogo com os talibã desde 2012, ano em que fracassaram negociações diretas entre norte-americanos e os talibã.
Já o chefe supremo dos talibã considerou que a libertação dos cinco rebeldes afegãos que se encontravam em Guantanamo foi uma «grande vitória» para os talibã.
Em comunicado, o mollah Omar agradeceu ainda ao governo e ao emir do Qatar «pelos seus esforços visando obter a libertação desses dirigentes, pela mediação e pela receção» a estes cinco antigos prisioneiros.
Os cinco talibã foram libertados e levados para o Qatar em troca do sargento Bowe Bergdahl, que estava cativo há cinco anos.