As autoridades norte-americanas admitem que possa haver mais casos de Ébola. Uma hipótese admitida pelo diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, que revelou também que as segundas análises ao caso suspeito em Dallas já estão a ser realizadas.
Corpo do artigo
Os resultados vão ser conhecidos ainda hoje. Tom Friedman afimrou esta tarde, em conferência de imprensa, que os testes preliminares realizados ao profissional de saúde do Texas deram positivo, para uma infeção pelo vírus do ébola.
«Não sabemos o que aconteceu durante o tratamento do paciente, mas nalgum momento houve uma falha no protocolo e essa falha no protocolo resultou nesta infeção».
O diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças admitiu que «Infelizmente é possível que nos próximos dias venhamos a ter novos casos. Isto deve-se ao facto de os profissionais de saúde que trataram deste individuo possam ter tido uma falha da mesma natureza daquela a que o individuo que acusou positivo nos testes preliminares esteve sujeito».
Esse risco prende-se com as 48 pessoas que estão a ser monitorizadas e testadas diariamente. Até ao momento nenhuma apresentou sintomas ou febre, tal como nenhum dos outros profissionais de saúde que possam ter estado expostos a este paciente enquanto estava a ser tratado.
Em Espanha, Teresa Romero tem apresentado melhorias. O responsável pelo Centro de Alerta Sanitário de Madrid deixou um sinal de otimismo. Esta tarde disse que nas últimas 48 horas a auxiliar de enfermagem tem acentuado a melhoria do estado de saúde.