Os Estados Unidos «vão reagir» se o Irão tentar bloquear o estreito de Ormuz, garantiu hoje o secretário da Defesa norte-americano, Leon Panetta.
Corpo do artigo
«Deixámos muito claro que os Estados Unidos não irão tolerar que o estreito de Ormuz seja bloqueado», disse Panetta à televisão CBS, citado pelas agências France Press e Associated Press.
«Esse é um ponto inegociável para nós, e responderemos» a um bloqueio, acrescentou Panetta.
O estreito de Ormuz situa-se numa posição estratégica do Golfo Pérsico. Separa o Irão, a norte, dos Emirados Árabes Unidos e do Omã, a sul. Passam por lá cerca de 40 por cento das importações de petróleo dos EUA e da Europa.
O Irão, que começou no sábado dez dias de exercícios navais no estreito e no Oceano Índico, evocou a possibilidade de bloquear a passagem caso fossem aplicadas sanções ocidentais contra as suas exportações de petróleo.
«Se os inimigos [do Irão] bloquearem as exportações do nosso petróleo, não permitiremos que passe uma gota de 'crude' pelo estreito de Ormuz», disse ao jornal iraniano Khorasan Ali Ashraf Nouri, porta-voz dos Guardas da Revolução.
Nouri referia-se à possibilidade de o Ocidente aplicar sanções contra as suas exportações de petróleo, devido à continuação do programa nuclear iraniano.