OS EUA entendem que a resolução defendida por países como Portugal «acrescentará pressão sobre o regime de al-Assad e «fará progredir a tentativa de pôr fim à repressão brutal» na Síria.
Corpo do artigo
Os EUA apoiam o projecto de resolução da ONU apresentado por um conjunto de países europeus, incluindo Portugal, e que pretende condenar a repressão na Síria, anunciou um porta-voz do Departamento de Estado norte-americano.
Mark Toner acredita que tal resolução «acrescentará pressão sobre o regime de al-Assad e fará progredir a tentativa da comunidade internacional de pôr fim à repressão brutal do povo sírio».
Esta porta-voz garantiu ainda que vai tentar convencer outros membros do Conselho de Segurança a apoiar esta resolução que não faz referência a qualquer intervenção militar ou sanções contra o regime de Damasco.
França, Reino Unido, Alemanha e Portugal pretendem o acesso de organizações humanitárias às populações sírias com esta resolução que vai ser discutida esta quarta-feira à noite (hora de Lisboa) no Conselho de Segurança da ONU.