Os Estados Unidos apreenderam, na residência fortificada de Osama bin-Laden, no Paquistão, cinco vídeos sem som, protagonizados pelo líder da Al-Qaeda.
Corpo do artigo
No decurso da operação norte-americana para capturar o responsável pelos atentados de 11 de Setembro de 2001, foi igualmente feita a maior apreensão de sempre de vídeos de um líder da Al-Qaeda.
Os Navy Seals encontraram na residência fortificada onde se encontrava Bin Laden câmaras de vídeo, uma dezena de computadores, discos rígidos e uma centena de dispositivos para armazenamento de dados (CD, DVD, canetas USB) e também notas manuscritas.
Entre os elementos apreendidos, figuram cinco vídeos sem som, protagonizados por Bin Laden que foram hoje divulgados à imprensa.
Num deles, vê-se o líder da Al-Qaeda a ver televisão por satélite e a fazer zapping, parando nos canais que transmitem imagens suas, noutro, cujas imagens eram já conhecidas, prepara-se para disparar uma Kalachnikov, e num outro, que as autoridades norte-americanas dataram de entre 9 de Outubro e 5 de Novembro de 2010, Bin Laden fala para a câmara, como nas mensagens que periodicamente difundiu nos últimos dez anos.