Os bombeiros de São Francisco dão conta de dois mortos na sequência do acidente com um Boeing 777 no aeroporto da cidade. O avião despenhou-se quando fazia a aterragem.
Corpo do artigo
O avião, que pertence à companhia sul-coreana Asiana Airlines, despenhou-se no Aeroporto Internacional de São Francisco, nos EUA, quando fazia a aproximação à pista.
O departamento de bombeiros de São Francisco, citado pela estação de televisão norte-americana CBS, dá conta da existência de dois mortos e 230 feridos, 40 dos quais em estado crítico.
Entretanto, a porta-voz do General Hospital de São Francisco, citada pela agência Reuters, adianta que dez pessoas gravemente feridas foram levadas para aquele hospital, incluindo duas crianças.
[youtube:sqqJQ59Va1w]
Segundo a agência noticiosa sul-coreana Yonhap, que cita a companhia de aviação, o avião transportava 291 passageiros, incluindo um grupo de crianças, e a tripulação constituida por 16 elementos.
Do grupo de passageiros, 141 são de nacionalidade chinesa, 77 sul-coreana e 61 são norte-americanos, adianta uma fonte da companhia de aviação citada pela agência Reuters. A nacionalidade dos restantes passageiros não foi ainda confirmada.
De acordo com os órgãos de comunicação social norte-americanos, que citam várias testemunhas no local, o avião perdeu a cauda quando embateu no chão.
Imagens difundidas pelas televisões, mostram também o teto do avião praticamente todo destruído pelo incêndio que entretanto deflagrou. Em redor do avião é também possível ver diversos destroços e uma mancha branca do material usado pelos bombeiros para combater as chamas.
[youtube:VnwsT9SZl_4]
Os bombeiros chegaram ao local pouco tempo após o despiste do avião e conseguiram retirar os passageiros através das mangas de segurança.
As autoridades norte-americanas já anunciaram a abertura de um inquérito às causas do acidente.
Segundo a Autoridade Federal de Aviação (FAA), o aeroporto foi encerrado a pedido da Câmara de São Francisco, mas uma das pistas poderá abrir em breve.
A Asiana Airlines é a segunda principal companhia de aviação da Coreia do Sul.
O Boeing 777-200 é um avião de longo curso e um dos mais populares para a realização de viagens inter-continentais, cuja duração atinja as 12 horas ou mais.