
Louai Beshara/AFP
Os norte-americanos temem uma represália na próxima semana, em resposta ao ataque de Israel contra o consulado iraniano, na Síria, na passada segunda-feira.
Corpo do artigo
Os Estados Unidos estão em alerta máximo devido a um possível ataque por parte do Irão. Uma fonte norte-americana confirmou à CNN Internacional
que os norte-americanos temem uma represália na próxima semana, em resposta ao ataque de Israel contra o consulado iraniano, na Síria, na passada segunda-feira.
“Definitivamente estamos em alto estado de vigilância”, revelou uma fonte oficial à CNN Internacional.
O ataque, atribuído a Israel mas que não foi reivindicado, matou 16 pessoas em Damasco, na Síria, entre as quais sete militares da Guarda Revolucionária do Irão, dois deles generais. Teerão prometeu vingança.
Este sábado, o chefe do Exército iraniano reiterou as ameaças, dizendo que "os países inimigos vão arrepender-se das mortes causadas pelo ataque israelita". O responsável militar prometeu que a resposta será dada "no tempo certo e provocando o máximo de danos possíveis aos inimigos".
O líder supremo do Irão, Ali Khamenei, também garantiu que Israel será castigado pelo ataque. Os alvos podem ser posições israelitas ou norte-americanas,
já que os EUA são um dos principais aliados de Israel.
Já na quinta-feira, o presidente dos EUA, Joe Biden, falou da ameaça do Irão num telefonema com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.
“As nossas equipas têm estado em contacto regular e contínuo desde então. Os Estados Unidos apoiam totalmente a defesa de Israel contra as ameaças do Irão”, disse um alto funcionário da administração Biden.