Pentágono assume que usou a maior bomba não nuclear existente no Afeganistão. Foi a primeira vez que este tipo de bomba foi usado em combate, adiantou o porta-voz do Pentágono.
Corpo do artigo
Os Estados Unidos lançaram uma bomba GBU-43, conhecida como MOAB, a "mãe de todas as bombas", na região este do Afeganistão, contra uma série de túneis alegadamente usados como esconderijo por militantes do Daesh.
Pela primeira vez na sua história, os Estados Unidos utilizaram, em modo de combate, a bomba GBU-43 Massive Ordnance Air Blast (MOAB), um gigantesco projétil desenhado para destruir complexos de grutas e túneis subterrâneos.
  852565622789726210
  
O ataque com esta bomba, com cerca de 11 toneladas de explosivos, atingiu um "conjunto de grutas" na província de Nangarhar (zona leste do Afeganistão), território onde um soldado americano foi morto no passado fim de semana durante uma operação contra os 'jihadistas'.
Segundo informou o porta-voz do Pentágono, Adam Stump, os Estados Unidos acreditam que este complexo de grutas é usado pelos combatentes do EI no distrito de Achin, na província de Nangarhar, uma zona muito perto da fronteira com o Paquistão.
  852564138131767296
  
Segundo o porta-voz do Pentágono, Adam Stump, é a primeira vez que este tipo de engenho é usado em combate e foi lançada de um avião MC-130.
Pouco depois falava Sean Spicer, em nome da casa Branca: "A GBU-43 é uma arma poderosa, com tecnologia de última geração. Usámo-la para atacar túneis e grutas usadas pelo Daesh, tornando mais fácil o desenvolvimento de atentados contra alvos norte-americanos e forças afegãs na área.Os EUA levam muito a sério a luta contra o Daesh e para extinguir o grupo temos que eliminar o seu espaço operacional. Foi o que fizemos. Os EUA tomaram todas as precauções necessárias para evitar vítimas civis e danos colaterais".
  852569106289131520
  
A bomba é a mais poderosa que existe sem uso de combustível nuclear e tinha sido apenas utilizada até à data em testes controlados.
  i9H50tHiHjs