Pelo menos três pessoas foram hoje mortas a tiro num centro comunitário e num lar de idosos judaicos, em Kansas City, noticiaram meios de comunicação social norte-americanos.
Corpo do artigo
A polícia deteve um homem em Overland Park, que gritou «Heil Hitler», enquanto era levado pelos agentes, indicou a cadeia de televisão local KSHB, filial da NBC.
O rabino Herbert Mandl, que é capelão do departamento policial de Overland Park, disse à cadeia de televisão CNN que o primeiro tiroteio no centro comunitário judaico de Kansas City se deu pelas 13:00 locais (19:00 em Lisboa), quando uma série de jovens participava em audições para uma peça.
O suspeito, de cerca de 70 anos, perguntou a várias pessoas se eram judeus antes de disparar, de acordo com Mandl. O homem matou duas pessoas, uma delas um adolescente.
De seguida, o presumível atacante entrou num carro e dirigiu-se ao lar Village Shalom, onde matou uma mulher, também de 70 anos, cerca de 15 minutos depois do primeiro tiroteio.
[youtube:Gmtrb4mxT2E]
Perto de 75 pessoas, na maioria crianças, estavam no teatro do centro, durante o ataque, embora fontes do centro tenham sublinhado que o incidente ocorreu no parque de estacionamento, de acordo com a KCTV.
No local decorriam audições para o "KC Superstar", um concurso local para aspirantes a cantores, baseado no formato do "American Idol".
O centro judaico anunciou que vai encerrar hoje e na segunda-feira. Inicialmente, a polícia isolou o local, mas os participantes no concurso já sairam todos. O feriado judaico da Pessach tem início na segunda-feira.