Uma pessoa ficou hoje gravemente ferida e sete foram detidas em novos confrontos, em Ferguson, no Estado do Missouri, uma semana depois da morte a tiro de um adolescente por um polícia.
Corpo do artigo
A polícia afirmou que o ferido se encontrava em estado crítico, depois de ter sido alvejado por um atacante não identificado.
O incidente ocorreu quando a polícia lançou granadas de fumo e gás lacrimogéneo para dispersar cerca de 200 manifestantes, que desafiaram o recolher obrigatório imposto pelo governador do Estado, Jat Nixon.
O recolher obrigatório, decretado no sábado na zona residencial de Ferguson (centro dos Estados Unidos), foi alargado para hoje, indicou a polícia, citada pela imprensa local.
Nixon decidiu impor o recolher obrigatório - entre as 00:00 e as 05:00 de hoje (11:00 em Lisboa) - «para manter a paz» e «chegar à justiça» para esclarecer as circunstâncias da morte de Michael Brown, de 18 anos, a 9 de agosto.
A morte a tiro de Michael Brown por um polícia branco desencadeou uma onda de violência.
Em declarações à cadeia de televisão norte-americana CNN, Nixon afirmou que as tensões deverão continuar, e considerou a resposta da comunidade «natural e apropriada». «Esta é uma situação horrível, ainda não chegámos à justiça e nos próximos dias e semanas haverá momentos de fúria», declarou.
O departamento de Justiça norte-americano anunciou hoje que vai realizar uma autópsia federal ao corpo de Michael Brown, a pedido da família. As autoridades locais também efetuaram o mesmo procedimento.